Métodos para reduzir a taxa de mortalidade de cordeiros
- controleovino
- 11 de jun. de 2022
- 2 min de leitura

No cenário de criação de ovinos no estado do Rio Grande Do Sul, são alarmantes as taxas de mortalidade de cordeiros entre o parto e o desmame, onde apenas 50% dos cordeiros nascidos no estado chegam com vida até o fim deste período. Estes números se dão por conta de fatores como a falta de habilidade materna, frio, predadores e a falta de conscientização de criadores que em muitas das vezes não refletem os prejuízos que a perda de um cordeiro pode trazer.
Através de pesquisas bibliográficas e conversas com produtores, o grupo buscou soluções eficazes para a diminuição destes números, com o intuito de informar e ajudar os produtores a melhorarem a eficácia de suas criações e consequentemente seus ganhos.
Os cuidados pré e pós parto se mostraram um dos métodos mais eficazes, tendo em vista que a maioria dos cordeiros morrem logo após o nascimento. Deve-se tomar cuidados especiais com a ovelha no período pré-parto visando uma maior quantidade de peso dos filhotes ao nascer, e uma melhor qualidade do colostro. Esse resultado pode ser obtido por meio de suplementação alimentar. Indica-se também que as fêmeas prenhes fiquem próximas do local de trabalho da propriedade, para que facilite a observação dos partos, se possível, que este lugar tenha proteção e abrigo do frio. Os cordeiros devem permanecer com a mãe nas primeiras 72 horas para que ocorra uma ingestão de colostro eficaz, além de aquecê-los. Também é indicado o creep-feeding para os cordeiros a partir da segunda semana de vida, com o intuito de aumentar o peso corporal até o desmame, além de diminuir o período de aleitamento.
A pré-seleção de fêmeas também se mostra um fator importante para buscar a melhoria desta taxa, onde se busca selecionar aquelas que possuem e demonstram melhor habilidade materna.
O grupo desenvolveu uma cartilha informativa física para facilitar o entendimento do conteúdo para produtores. A mesma, conta com uma breve introdução sobre o tema e com as principais formas de solucionar o problema, e com todo seu conteúdo escrito de forma simples para facilitar o entendimento e absorção de conhecimento dos produtores.
Cartilha informativa sobre os métodos para reduzir a taxa de mortalidade de cordeiros (Clique aqui)
Sigam-nos no instagram @controleovino
Comentários