A importância do casqueamento
- controleovino
- 15 de nov. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de nov. de 2020
Porque casquear?
A prática do casqueamento é uma forma de prevenir pododermatites, frieira e problemas como o aprumo do animal. O surgimento de anomalias e dificuldades de locomoção é um fator que compromete a prdoutividade, reduzindo a produção (carne, leite).
Quando casquear?
A orientação é fazer o casqueamento pelo menos duas vezes por ano, antes das chuvas e após o periodo chuvoso.
Cuidados:
Quando o crescimento ou deformação do casco for muito grande, a correção deve ser feitas em etapas, aparando os excessos até que o casco fique perfeito.
Materiais utilizados:
•Tesoura para cortar os cascos de ovinos;
•Canivete com lâmina em aço inox;
•Lima/grosa para casqueamento.
Como casquear?
•Retire o excesso do casco com a tesoura de poda ou canivete, inicie o corte na parte anterior da unha circundando a cora do casco até a parte posterior;
•Remova o excesso do casco até formar um espaço entre eles. Com a lima faça o arredondamento da coroa e o nivelamento da sola;
•Para prevenir a proliferação de bactérias e fungos indesejáveis, em lesões que podem ocorrer durante a atividade, pulverizar o local com unguento a base de óxido de zinco ou iodo.
Considerações finais.
Com o manejo correto dos animais, e o correto procedimento do casqueamento é possível prevenir as pododermatires de forma geral. E também detectar de forma precoce outros problemas de casco, auxiliando no tratamento de enfermidades que poderiam agravar-se.
Cartilha informativa sobre o casqueamento (Clique aqui)
Sigam-nos no instagram @controleovino
Comments